Equitação com Fins Terapêuticos
A Hipoterapia apresenta como objetivos a reabilitação através do movimento do cavalo, com repercussão maioritariamente neuromotora.
A Equitação Terapêutica define-se com objetivos psicomotores, mas também emocionais, sociais, cognitivos e académicos. Surge de igual forma a aprendizagem do montar a cavalo.
A Equitação Adaptada apresenta objetivos desportivos e de lazer, idênticos à prática de equitação mas adaptada à limitação do cavaleiro.
Equitação com Fins Terapêuticos
Perguntas Frequentes
O cavalo possui uma marcha tridimensional, muito similar ao padrão de marcha humana neurofisiologicamente normal e o seu dorso apresenta uma estrutura que promove uma postura de sentado adequada. Existe igualmente um grande aporte de informação sensorial, que juntamente com o ambiente circundante transformam o cavalo num elemento facilitador do desenvolvimento, seja este psicomotor, cognitivo, social e/ou emocional.
Qualquer criança/jovem com Necessidades Especiais, desde que não apresente contra-indicações para a prática (deve existir uma avaliação inicial para aferir as indicações/contra-indicações).
- Melhoria da postura, da mobilidade articular, estabilização do tónus, melhoria do padrão de marcha.
- Melhoria da coordenação, do equilíbrio e da motricidade.
- Melhoria do processamento dos sistemas táteis, vestibulares, propriocetivos e cinestésicos.
- Melhoria da atenção, concentração e capacidade de aprendizagem, orientação espácio-temporal e lateralidade.
- Melhoria da auto-estima, auto-confiança e sentido de auto-realização.